Encontrar uma fonte de renda pode estar nas coisas mais simples. Pode ser um hobbie que você tem ou algum trabalho com o qual você tem facilidade, por exemplo. Foi o que fizeram Tuza e Cintia, duas irmãs que moram em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, e abriram um ateliê para fabricar e vender enxovais.

A história das duas irmãs mostra que não é necessário estar nas grandes cidades para empreender. Confira a entrevista que fizemos com elas e inspire-se!

 

  1. Como vocês descobriram o gosto por artesanato?

Cintia: Desde pequenas, sempre tivemos contato com linhas e agulhas por meio de nossa mãe e nossas avós. O artesanato sempre esteve muito presente na nossa vida de uma forma bem natural.

  1. Quando e como decidiram usar o artesanato como fonte de renda?

Tuza: Depois do nascimento do meu primeiro filho, decidi ficar mais em casa e, com isso, comecei a desenvolver modelos de bonecas de pano e algumas peças de decoração para quarto de bebê. Fazia inicialmente para parentes e amigos.

C: Eu ajudava tanto na confecção quanto na venda.

  1. Qual é o maior desafio de trabalhar com artesanato?

T: O maior desafio é não ficar parado, pois é necessário sempre buscar novas ideias e técnicas.

  1. Qual é a vantagem e a desvantagem de empreender em uma cidade pequena?

C: A vantagem é que temos sossego para trabalhar, o que é essencial para fazer artesanato. A desvantagem é que temos que ir até São Paulo para comprar nossa matéria-prima, por isso temos um estoque grande.

  1. Como foi a criação do Ateliê Tuza Enxovais?

T: Eu já tinha um pequeno ateliê em casa e a Cintia trabalhava com vendas, mas também gostava de artesanato e sempre me ajudava nas horas vagas. Com o crescimento das encomendas, resolvemos nos unir e abrir um ateliê no centro da nossa cidade, Cachoeira Paulista. Assim, nasceu o Ateliê Tuza Enxovais.

  1. Qual é o diferencial da marca?

T: O diferencial do Tuza Enxovais é que tudo é feito à mão e de acordo com o gosto do cliente. Então, cada quarto é único e exclusivo.

  1. O que consideram indispensável para o sucesso da loja?

C: O capricho na confecção, no acabamento e a qualidade da matéria-prima são fundamentais para o sucesso da marca.

  1. O que o Ateliê Tuza Enxovais representa para vocês?

T: Representa a realização de um sonho. Ir para o ateliê trabalhar é muito prazeroso para nós. Não vemos a hora passar e é muito gratificante transformar tecidos e linhas em sonhos para as futuras mamães.

  1. O que esperam de 2018?

C: 2017 foi um ano difícil no segmento de decoração, mas 2018 já começou diferente! Temos muitos projetos, por isso, estamos muito confiantes de que este seja um ano de mais crescimento e realizações.