Tem muita gente por aí querendo abrir o próprio negócio, mas que sempre esbarra em um mito do empreendedorismo: a quantia necessária para investir. Pensando nisso, selecionamos 9 conselhos de pessoas que abriram seus negócios com pouco dinheiro para você se inspirar:

1 – Faça um plano de negócios.

A fundadora da Unius, Carla Castilho, aconselha a fazer um plano de negócios, pois é necessário ter uma visão clara do que se quer, caso contrário, é quase certo que haverão gastos maiores do que o esperado.

2 – Busque o apoio da sua família.

Para André Krummenauer, cofundador da Involves, o apoio incondicional da família é muito importante, pois ajuda a conter custos pessoais que podem ser convertidos em investimentos.

3 – Conheça bem o segmento em que quer atuar.

O conselho do fundador da Avell, Emerson Salomão, é conhecer e gostar da área em que se quer empreender, o que não dispensa trabalho duro e dedicação, claro. Mas é com um passo de cada vez que a situação vai melhorando.

4 – Seja corajoso.

Identifique bem o seu público, faça contatos, tenha um bom planejamento e, o principal, tenha coragem para colocar tudo em prática e persistir mesmo quando em dificuldades; esses são os conselhos de Letícia Penna, fundadora do Sapatilha na Sacola.

5 – Tenha iniciativa.

Já Felipe Dib, do Você Aprende Agora, acredita que o principal é começar logo, pois não existe o momento perfeito e problemas sempre vão existir.

6 – Faça um teste.

Bruno Passarelli e Gabriel Passarelli fundaram o Descubraomundo.com e sugerem que, depois de definir o público alvo, é necessário fazer um teste e, caso perceba que a ideia não vingará, modificar os planos rapidamente, levando em conta que não existe sucesso de uma hora para outra.

7 – Saiba o que seu público quer.

O conselho da Vera Kopp, CEO do inCast, é que o empreendedor use ferramentas como o Google Forms para fazer pesquisas e descobrir o que o público alvo achou do seu serviço ou produto. Segundo ela, é importante ficar de olho nessas informações para se adaptar ao que o mercado pede.

8 – Priorize as vendas.

O fundador da Elefante Verde, Caio Sigaki, aconselha que, desde o primeiro momento, o foco deve ser gerar receita. Para isso, ele recomenda investir em marketing digital e ferramentas que têm baixo custo, mas que podem ajudar a alcançar o objetivo.

9 – Conquiste os 100 primeiros clientes.

Max Campos fundou o HotelQuando.com e acredita que dedicar-se aos 100 primeiros clientes é fundamental, pois eles podem dar informações sobre o antes, o durante e o depois da venda, e que podem ser determinantes para o sucesso da empresa.

Agora, com os conselhos desses empreendedores, ficou claro como a questão financeira não é um impeditivo para abrir um negócio. Planeje, tenha foco e siga seu sonho!

Fonte: exame.com