Quem tem um negócio precisa estar atento às mudanças do mercado, à qualidade dos produtos que oferece, além de garantir um preço justo. Mas, para além disso, é importante fidelizar os clientes. Então, veja nossas dicas e garanta que o seu relacionamento com os consumidores seja saudável e continue após a venda.

1 – Seja entusiasmado.

Os consumidores precisam perceber que você tem paixão pelo seu negócio, que gosta de vender aqueles produtos. Seja positivo, mas sem exageros.

2 – Construa confiabilidade.

Tenha um site e redes sociais bem construídos, atualizados e que permitam a interação direta com os clientes, pois investir na sua marca garante mais confiabilidade.

3 – Torne-se um especialista.

É importante que seus clientes te vejam como alguém que entende dos produtos que vende. Isso gera confiança e você se torna referência no assunto.

4 – Dê mais utilidades aos seus produtos.

As pessoas gostam de dar várias utilidades para algo que compram, portanto, antecipe-se propondo essas sacadas durante seu atendimento e na divulgação nas suas redes sociais.

5 – Diga a verdade.

Só estipule prazos de entrega, preços, etc., que possa cumprir. Do contrário, os consumidores não confiarão na sua palavra e não haverá uma segunda vez.

6 – Ofereça praticidade.

Se você vende on-line, é melhor garantir que o processo seja prático, pois as pessoas se desanimam com formulários gigantescos e acabam cancelando a compra.

7 – Responda às dúvidas dos clientes.

Comentários nas redes sociais, por e-mail ou pessoalmente, não importa. Sempre responda rapidamente a qualquer dúvida que os consumidores tenham. Além de gerar confiança, isso mostra que você conhece bem seus produtos e que está disponível para ajudar os consumidores.

8 – Não dê ordens ou aponte os erros dos clientes.

“Faça isso”, “deixei isso de lado”, etc. Instrua e ajude seus clientes de forma cordial, sem parecer grosseiro ou autoritário.

9 – Cuide do pós-venda.

Algumas pessoas se questionam sobre a compra realizada, o que você deve ver como um bom momento para reforçar a relação. Por exemplo, entre em contato com o consumidor por e-mail, parabenize pela compra, envie informações de rastreamento e peça a opinião dele sobre o produto.

Fonte: Blog do Elo 7