Quem começou o próprio negócio agora passará por vários momentos da vida empreendedora e, sem dúvidas, alguns erros serão inevitáveis. Nesse sentido, é bom ficar de olho nessas fases comuns e se preparar para passar por elas da melhor maneira. Confira todas a seguir:

  1. Preparação para abrir o negócio: essa é, na verdade, uma pré-fase. Ela exige muito tempo refletindo e calculando.
  2. Novo comportamento: lembre-se, agora você é o chefe e deve ter um posicionamento diferente.
  3. A conquista dos primeiros consumidores: não é simples convencer as pessoas a adquirir um produto ou serviço novos em meio a tantas ofertas. É necessário estudar a melhor forma de fazer a propaganda.
  4. A diferenciação do produto: esta fase pode ser considerada parte da anterior, pois você precisa mostrar e defender para os consumidores qual é o diferencial do seu produto ou serviço.
  5. Competindo com empresas maiores: é difícil, mas não é impossível. Você tem que focar, muitas vezes, no valor agregado e na criação de confiança com os clientes.
  6. Encarando sua inexperiência: ainda que você estude muito, a realidade pode ser diferente.
  7. Aceitando ajuda: momento totalmente ligado ao anterior, pois com a ajuda de outras pessoas, você pode suprir algo que esteja faltando no seu negócio.
  8. Investindo numa boa equipe: seguindo a lógica acima, é fundamental que você construa um time qualificado de acordo com o que pode pagar.
  9. Planejando e priorizando atividades: com recursos limitados no início, é fundamental ter um bom planejamento e aprender a priorizar atividades.
  10. Entendendo a hora de planejar e a de agir: demorar muito para colocar os planos em ação pode te prejudicar financeiramente. Não perca tempo!
  11. Marcando presença no mercado: existem ferramentas on-line que têm soluções práticas para isso.
  12. Admitindo que às vezes é necessário pivotar: é aquele momento em que você percebe que tem que abrir mão dos sonhos iniciais para fazer o que o mercado está pedindo.
  13. Lidando com o lado pessoal e o profissional: vai ter muito estresse, por isso, não abra mão da vida pessoal, ela te ajudará a suportar os desafios da profissional.

 

E, acima de tudo, em todas essas fases, não se esqueça do motivo que te levou a iniciar o caminho do empreendedorismo. Sua motivação inicial é o que te guiará!

 

Fonte: Exame