Muitas pessoas querem ter a própria empresa, mas sair do emprego atual para correr atrás desse sonho pode ser algo arriscado. Por isso, separamos 11 tipos de empreendimentos que você pode gerenciar aos finais de semana. Isso te ajudará a testar se o trabalho autônomo é mesmo para você e te dará uma ideia de como o negócio pode funcionar. Confira:

1 – Encomenda de doces e salgados.

Esse é um dos trabalhos autônomos mais conhecidos. Se você cozinha bem, essa é uma boa chance de ganhar uma grana extra. O segredo aqui é trabalhar apenas com encomendas para festas, que costumam ser nos finais de semana.

2 – Venda de produtos porta a porta.

Existem várias empresas especializadas nesse serviço e você pode exercer essa atividade apenas no sábado e no domingo, o que é uma vantagem, pois as pessoas tendem a ser mais atenciosas nas horas de lazer. Além disso, você pode circular os catálogos para seus colegas de trabalho, mas certifique-se de que essa atividade não vá contra as regras da empresa.

3 –  Prestação de serviços de cabelo e maquiagem.

Sábado e domingo são dias de festas, por isso, se você tem a habilidade de fazer bons penteados e boas maquiagens, pode ganhar uma graninha oferecendo esses serviços em sua própria casa.

4 – Assistência em informática.

Se você é fera em tecnologia e consegue consertar celulares, computadores e outros eletrônicos, essa é uma oportunidade para faturar mais. E você nem precisa realizar esse trabalho apenas no final de semana, pois dependendo da data de entrega, é possível atuar em qualquer hora vaga.

5 – Confecção de artesanato.

Desde bijuterias até bordados, bonecas de pano e enxovais para quartos. Outra vez, trabalhe apenas com encomendas que, nesse caso, devem ser a longo prazo, pois dependendo do trabalho, você não conseguirá realizá-lo em apenas um final de semana.

6 – Venda de café na bicicleta.

Esse trabalho pede um investimento menor do que um food truck e funciona da mesma forma, basta ficar em praças ou lugares públicos de grande movimento e vender seu cafezinho.

7 – Dar palestras e consultorias.

Nessa opção, você aproveita sua formação acadêmica para fazer palestras e treinamentos durante os sábados e os domingos. Como você já tem uma especialização, o retorno é mais rápido, pois só terá que investir na divulgação.

8 – Dar aulas de direção para habilitados.

Dirige bem? Então esse é o negócio certo para você. Geralmente, as pessoas já habilitadas que têm medo ou alguma dificuldade para dirigir só podem ter aulas nos finais de semana. Você precisará fazer um curso oferecido pelo DETRAN que inclui capacitação, direção defensiva e primeiros socorros. Informe-se melhor no site do DETRAN.

9 – Produção de eventos.

Dá pra fazer a decoração, cuidar do som ou do buffet. São muitas opções e, como a maioria dos eventos ocorre no final de semana, você recebe as encomendas e se programa.

10 – Desenvolver negócios voltados ao lazer.

Carrinho de pipoca ou de churros, alugar bicicletas ou patins. Esses são alguns exemplos simples do que você pode fazer. Sem contar que a procura por serviços como esses é muito maior nos finais de semana e em locais de lazer, como parques, estádios de futebol, etc.

11 – Realizar serviços de turismo.

Se você mora em uma cidade turística, aproveite e monte um empreendimento direcionado para os visitantes. Restaurantes, serviços de guias turísticos, fotografia e artesanato são os mais comuns.

Com planejamento e dedicação, o final de semana pode ser uma oportunidade para complementar a renda ou ser o primeiro passo para sua autonomia financeira. E você, como vai aproveitar o final de semana?

Fonte: Exame.com / Hagah