A economia está presente em vários momentos do dia a dia, por isso, criar uma rotina inteligente é fundamental para não pesar no bolso. Cozinhar em casa ajuda a economizar e, dentro dessa rotina, você pode criar hábitos ainda mais saudáveis para você e seu bolso, um deles, por exemplo, é o de congelar alimentos.

A água presente nos alimentos se congela e impede o crescimento de bactérias, preservando-os por mais tempo. Por isso, sobrou comida: congele!

Para congelar legumes e verduras, é necessário cozinhá-los antes, preferencialmente no vapor, pois isso ajuda a preservar os nutrientes que eles carregam, daí é só dar um choque térmico com água gelada e congelar usando algum potinho de plástico que seja feito para ir ao congelador e que não passe gosto para os alimentos.

No caso das frutas, tire a casca, corte em pedaços pequenos e congele em saquinhos plásticos herméticos.

Mas atenção, uma vez descongelados, os alimentos não podem voltar para o congelador. E, quando for descongelar algo, coloque o alimento escolhido na parte debaixo da geladeira por, no mínimo, 12 horas. Isso é importante para evitar a proliferação de microrganismos e para manter o sabor do alimento.

Prefira fazer o processo que indicamos ao invés de comprar alimentos congelados, pois eles, geralmente possuem muito sódio e gordura, o que pode aumentar o colesterol, além de serem mais caros do que os frescos.

Fonte: eCycle | Mais Equilíbrio.