O relógio está quase marcando o seu horário de saída do local de trabalho. Você sente que passou o dia trabalhando muito, porém teve poucos resultados. Há uma grande diferença entre estar ocupado e ser produtivo. Nós listamos as 5 razões possíveis para isso acontecer. E, claro, também ajudamos você a buscar uma solução.

Problema 1: Muitas prioridades

Aqui vale aquela maxima: se tudo é prioridade, nada é. Decida o que realmente é mais importante e precisa ser feito antes de todo o resto. Faça uma lista. Com menos interrupções, por conta de muitos trabalhos a realizar, será mais fácil começar e finalizar suas tarefas.

Problema 2: Muitas reuniões para encaixar

Aprenda algo fundamental: dizer não. Isso vai por fim àquela sensação de estar sempre atrasado, exausto, tentando encaixar todos os compromissos em intervalos de tempo irreais. Não assuma compromissos sem antes verificar a sua real disponibilidade. Seja honesto com você mesmo e com os outros sobre prazos de entrega, a dedicação que cada demanda exige e quais são as suas responsabilidade.

Problema 3: Você se distrai facilmente na internet

Responda com sinceridade: quanto tempo se passou desde que você verificou seu e-mail ou o Facebook? A melhor forma de se proteger de distrações online é praticando o autocontrole. Reserve um horário do dia para acessá-los. Se a dificuldade for muito grande, instale um sistema de bloqueio que te impeça o acesso.

Problema 4: Você vive saltando de tarefas em tarefas

Tentar fazer tudo de uma só vez dificulta fazer qualquer coisa. Sempre que você se sentir tentado a passar para outra tarefa, pergunte-se: será que é uma boa ideia? Preciso realmente fazer uma pausa ou isso é apenas uma forma de distração?

Problema 5: Você está simplesmente esperando a produtividade acontecer

Aumentar a produtividade não surge como mágica, do nada. Ela demanda esforço. Se você quer se tornar um profissional mais produtivo, coloque isso como objetivo.  Observe-se durante o trabalho e faça um diário. Anote tudo referente ao seu dia a dia no trabalho: o horário do dia em que você rende mais, o que te ajuda a cumprir as tarefas, como você se sente quando o expediente acaba. Conforme o tempo passa, você poderá olhar para trás, encontrar padrões e identificar onde são necessárias melhorias.

FONTE: The Muse