Um novo trabalho pode ser, ao mesmo tempo, empolgante e intimidador, pois existe um período de adaptação tanto às políticas da empresa, quanto ao ambiente. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você se sentir em casa no trabalho, no menor tempo possível.

1 – Entre de cabeça.

Claro, a maioria das pessoas prefere se preservar no ambiente de trabalho, pois sabem que nada dura para sempre, mas todos queremos sentir que pertencemos aquele lugar. Então, não tenha medo de, a longo prazo, se entregar mais para se sentir mais confortável.

2 – Peça ajuda.

Uma boa forma de fazer novas amizades no trabalho é pedir ajuda às pessoas. Elas adoram aconselhar, pois isso as faz sentir mais próximas.

3 – Encontre seu grupo.

Tente ser social na primeira semana. Será desafiador fazer novos amigos, mas é parte do processo de se sentir mais à vontade no trabalho. Vá com as pessoas tomar um café durante as pausas ou almoce com um grupo. Aos poucos, você conhecerá melhor cada um deles e saberá em qual grupo se encaixa melhor.

4 – Mova-se.

Use o seu horário de almoço para caminhar pelo seu local de trabalho. Isso te ajudará a se situar melhor no espaço e descobrir onde estão os setores e as pessoas.

5 – Voluntarie-se.

Durante a rotina de trabalho, as pessoas costumam se mostrar muito ocupadas para ajudar em eventos. Então, se você se mostrar mais disponível nesses momentos, pode conhecer mais o grupo de funcionários da empresa e se adaptar melhor a eles.

Fonte: Fastcompany