Aprenda programação

Você sabe que cor é #33CCFF? Pois, se você soubesse, teria ótimas oportunidades no mercado de trabalho esse ano. Isso porque estamos falando de linguagem html, umas das linguagens de programação, área que vem crescendo em número de vagas a cada ano.

Mas aí vem uma boa notícia: você pode aprender (pelo menos o básico) de tecnologia e programação de graça e sem sair de casa. Separamos aqui 10 sites e cursos que vão te ajudar, e tudo no seu ritmo.

1 – Codecademy

Um dos mais populares na área, possui níveis do básico ao avançado de HTML e CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e Ruby. Ele não possui vídeos, apenas explicações em texto.

2 – Microsoft Virtual Academy

Mais focado em produtos da Microsoft, ele traz tutoriais em português voltados para o desenvolvimento de aplicações para Windows 8 e Windows Phone – ou simplesmente Windows.

3 – CursoEmVídeo

Esse foi desenvolvido por um carioca! Traz aulas sobre HTML5, Algoritmos, PHP e Photoshop Creative Cloud. Você pode acompanhar as aulas gratuitamente pelo Youtube, ou pelo próprio site. Este precisa de cadastro, porém, te dá acesso a materiais de apoio.

4 – Ciência da Computação 101

Se você quiser algo mais abrangente, esse é o curso! No Coursera, as aulas são para quem conhece bem pouco desse universo e precisa de tudo bem explicado desde o começo. Não tem data para começar e nem acabar, por isso você pode fazer conforme seu tempo. Os áudios estão em inglês, mas é possível ativar a legenda em português.

5 – Desenvolvimento de Games em HTML5

Esse também é feito na velocidade do aluno. O curso ensina desenvolvimento de games em HTML5 com lições gratuitas focadas nos principais pontos envolvidos na criação de um jogo. Para acompanha-lo, entretanto, é preciso de um conhecimento prévio, que você pode adquirir no Codecademy ou no CursoEmVídeo, ambos já mencionados.

6 – Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Web Mobile

Os dois cursos focam na construção de um blog e na experiência mobile. O conteúdo é mais avançado, por isso, é bom ter uma certa experiência para conseguir acompanhar o curso. Vale lembrar que o acesso gratuito vale apenas para os vídeos e exercícios, mas você pode pagar para receber o apoio de treinadores e um certificado autenticado.

7 – História da Internet, Tecnologia e Segurança

Um dos cursos básicos do Coursera, trata exatamente do que seu nome propõe. Para os curiosos é interessante, pois traça uma cronologia que vai da década de 40 até chegar na parte técnica. As aulas, com vídeos em inglês com legenda em português, exigem um pouco mais de dedicação – são 3 a 5 horas de estudo semanais e possui datas de início e fim estabelecidas. Caso queira um certificado reconhecido, é preciso pagar 39 reais.

8 – Buscas na Web

Uma coletânea de videoaulas gratuitas do Veduca que ensinam mais detalhadamente sobre as ferramentas e sistemas de busca. As palestras são um pouco antigas, ministradas por Sergey Brin, Bradley Horowitz (então diretor do Yahoo! E hoje no Google) e Peter Norvig (também do Google), entre outros nomes.

9 – Programação Básica

Segue a linha do Codecademy, só que com mais vídeos. Antes de partir para aulas mais avançadas, com foco em JavaScript, o treinamento da Khan Academy dá uma introdução bem básica sobre linguagens de programação. Clipes com legenda em português, “laboratório” para criar programas, galeria com apps criados por alunos e fórum de discussão fazem parte do curso.

10 – Criptografia e teoria da informação

Também da Khan Academy, esse se destaca pelo foco na criptografia e em sua história, indo desde a cifra de César à RSA e aos algoritmos aleatorizados. As aulas ainda incluem um pouco de teoria da informação e alguns desafios. O material está em português e os vídeos possuem legendas em vários idiomas, facilitando muito o entendimento.

Com tantas opções, agora não tem desculpa pra não entender quando te perguntam por que o céu é #33CCFF.