Abrir um canal de vendas on-line é importante se você deseja aumentar o público e as vendas do seu artesanato. Porém, é preciso ter muito cuidado com a identidade visual e a comunicação desses espaços. Afinal, o cliente on-line é um cliente como qualquer outro e quer ter uma boa experiência. Do contrário, desiste da compra – e o seu negócio não vai para frente.

Confira os erros mais comuns e dicas para evitá-los:

  1. Fotos ruins dos produtos

As fotos precisam valorizar seu artesanato, além de mostrar com precisão todas as características e oferecer sugestões de uso. Lembre-se: seu cliente não pode experimentar nem tocar seu produto.

  1. Textos incompletos ou com erros

Descreva com exatidão os seus produtos: dimensão, cor, material, diferenciais; até o preço, as formas de pagamento, prazos, fretes e outras informações importantes para o seu cliente.

  1. Não investir na marca

Cartões de visita, embalagens bonitas, etiquetas. Tudo isso valoriza a sua marca e eleva o valor que o cliente paga por suas peças.

  1. Péssima experiência de compra

Após a compra, você precisa surpreender seu cliente no ato de entrega: um bilhete de agradecimento escrito à mão, descontos, mimos. Quanto mais personalizar, melhor. Passe ao seu cliente a sensação de que ele está falando diretamente com você.

  1. Deixar o cliente sem resposta

A demora ou falta de resposta pode fazer seu cliente desistir da compra! Organize-se e responda o mais rápido possível qualquer contato, isso transmite confiança e credibilidade.  Se necessário, defina um horário do dia para se dedicar somente a essa atividade, sem perder o foco.

  1. Falta de divulgação

Faça sua loja ser conhecida:  indique para amigos e familiares, invista nas redes sociais, cadastre os e-mails de contatos e envie novidades, tenha um release com a história da marca para divulgar à imprensa. Não fique apenas esperando os clientes acessarem sua loja!

  1. Má administração

Saiba que aquilo que você faz com o coração também precisa de um lado mais racional na hora da gestão. Administrar bem um negócio envolve criar novas coleções, planejar lançamentos de produtos com antecedência, calcular entradas e saídas de dinheiro, etc.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e alcançar ainda mais sucesso nos seus negócios on-line.

Boas vendas!

 

Fonte: Elo 7