O fim do ano está chegando e, com ele, datas comemorativas que podem atrapalhar suas finanças e te deixar no vermelho. Mas não se assuste! O consultor financeiro Ricardo Melo garante que é possível evitar isso e manter o foco.

Para começar, você tem que analisar sua situação financeira atual e quais são os hábitos que te prejudicam na hora de fechar as contas. Depois disso, siga as 4 dicas do Ricardo Melo:

1 – Tente não sair com pessoas que você acha que te farão gastar mais.

É aquele famoso ditado, “diga-me com quem tu andas que…” Quem nunca levou os filhos para passear no shopping e saiu com sacolas e mais sacolas de compras? Ou ainda, quem nunca entrou com um amigo em uma loja só para dar uma olhadinha e acabou parcelando uma super compra? Então, tente evitar essas situações.

2 – Faça uma lista de prioridades.

Para não se perder em meio a tantas ofertas, escreva uma lista com as suas prioridades. Isso costuma ajudar a manter o foco e, em consequência, economizar.

3 – Não se deixe levar pela tentação.

Às vezes é difícil, não é mesmo? Mas, na dúvida, saia da loja e passeie um pouco, isso fará sua mente se distrair e se desligar emocionalmente do produto.

4 – Use seu 13o salário de forma consciente.

Nada de torrar tudo com comprinhas de Natal, hein? Que tal guardar de 20% a 50% dele, pois no início do ano, geralmente, surgem dívidas inesperadas. Por isso, é importante ter uma quantia para segurança.

 

Fonte: Programa Consumo Social.