A revista britânica Times Higher Education fez um ranking das melhores universidades do mundo, indicando as instituições mais bem preparadas de cada país de 2016. A THE utilizou os seguintes critérios: ensino, transferência de conhecimento, pesquisa e internacionalização. Além disso, a revista entrevistou 20 mil pessoas em 133 países.

A Universidade de Oxford, do Reino Unido, ficou em primeiro lugar, seguida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA). A Universidade de São Paulo (USP) apareceu entre as faixas 251o e 300o, levando outra vez o primeiro lugar na categoria nacional.

A UNICAMP, por sua vez, ficou com o segundo lugar nacional e caiu no mundial para as faixas de 401o e 500o. Seguida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a única do estado no top 12 nacional.

Depois, em quinto e sexto lugar, estão a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou com a sétima colocação, seguida pela vizinha do sul, a Federal de Santa Catarina (UFSC).

A região sudeste volta a aparecer no final do top 12 com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em nono lugar e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em décimo.

Fecham o ranking a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Fonte: Exame.