Construir uma carreira é um exercício diário e que exige dedicação. Não há atalhos e a recompensa só vem com trabalho duro. Por isso, temos 8 dicas básicas de comportamento para você construir e manter sua credibilidade no trabalho.

1 – Programe seu dia a dia.

É sempre bom fazer uma lista das suas tarefas diárias ou semanais, assim você se organiza e consegue priorizar as coisas mais urgentes. Sem contar que a lista vai te ajudar a negociar prazos e a encaixar trabalhos inesperados.

2 – Mantenha a pontualidade.

Além de demonstrar compromisso com o que foi combinado, a pontualidade é uma forma de mostrar que você sabe coordenar seus horários e organizar sua agenda.

3 – Não menospreze tarefas simples.

As atividades mais fáceis são ótimas oportunidades para você demonstrar capricho e perfeição. Vale ressaltar aquela máxima: dê sempre o seu melhor.

4 – Mantenha relações saudáveis com todos.

Isso é mais simples do que parece. Basta responder perguntas, oferecer ajuda, etc., pois isso amplia sua rede de contatos, o que pode ser importante para o futuro da sua carreira.

5 – Não faça fofoca.

O segredo é tratar tudo com profissionalismo e evitar a negatividade que as fofocas criam, pois elas geralmente começam com pessoas que já estão insatisfeitas com o trabalho.

6 – Perca o medo de perguntar.

Para realizar um bom trabalho, é fundamental que você compreenda bem o que foi pedido. Portanto, não tenha medo de perguntar, tirar dúvidas ou pedir ajuda.

7 – Evite achismos.

É necessário que as pessoas sintam que você tem segurança quando dá sua opinião ou sugestão. Por isso, profissionalize-se e conheça a fundo os assuntos que envolvem o seu trabalho.

8 – Sempre se aprimore.

Ainda que você já tenha criado uma rotina de trabalho confortável devido ao conhecimento que já possui, sempre surgem novas tecnologias e técnicas que podem te ajudar a ampliar suas habilidades. E claro, você pode aprender um idioma novo ou fazer workshops para conhecer outras áreas.

Por fim, procure manter esses comportamentos, pois a credibilidade também é fruto de um trabalho consistente.

Fonte: Inquietaria.