O dinheiro está diretamente ligado ao futuro, pois ele faz parte da realização da maioria dos planos que possuímos, por isso é importante aprender a lidar com finanças desde de criança. Pensando nisso, trouxemos 4 conhecimentos básicos que você deveria ter aprendido na escola. Veja!

  1. O orçamento pessoal

É necessário saber conciliar o valor que entra e o que sai, considerando despesas básicas, reserva financeira e imprevistos. Esse planejamento é importante para todas as idades, desde o jovem que está saindo de casa ou deseja fazer uma viagem, até o trabalhador que deseja comprar uma casa, por exemplo.

  1. Os juros compostos

Os juros compostos estão presentes em aplicações financeiras, então quanto antes você aplicar seu dinheiro, menos tempo terá de esperar para vê-lo render.

  1. O perfil de investidor e o risco

E por falar em investimentos, é necessário que você descubra qual é o seu perfil de investidor (conservador ou agressivo, por exemplo), pois dependendo de qual for, isso te dirá se o risco de investir é mais alto ou mais baixo, pois ele sempre existe.

  1. Os empréstimos

É normal um dia precisar pedir um empréstimo ou financiamento. Mas isso não é motivo para se preocupar e sim para se planejar e saber usar esses recursos. Procure a opção com menor taxa de juros e que mais se encaixa nas suas necessidades/possibilidades. Tudo com calma e tirando todas as dúvidas que surgirem.

 

Fonte: MSN.