O Dia Mundial da Alimentação pode ser o que você precisava para mudar sua dieta e ainda entender como é possível contribuir com o meio-ambiente. Acompanhe a seguir 8 dicas que vão desde a compra até o descarte de alimentos.

  1. Prefira alimentos frescos.

Geralmente, a comida congelada é mais cara, além de consumir mais energia em sua produção, por isso, é melhor comprar alimentos frescos.

  1. Liste os alimentos antes de ir às compras.

Junto à dica anterior, sempre que for fazer compras, liste todos os produtos que você quer comprar e siga à risca. Isso te ajuda a evitar a compra de itens supérfluos. Além disso, fique atento às frutas, verduras e legumes da estação, pois eles têm um preço menor e são mais saborosos.

  1. Use tudo o que puder.

Muitos legumes, verduras e frutas vão para o lixo só porque têm alguma parte machucada ou deteriorada, o que pode ser facilmente removido com uma faca.

  1. Use os alimentos de forma integral.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas receitas que ensinam a aproveitar restos de comida, ou cascas de frutas e legumes. Seja criativo e não desperdice.

  1. Compre alimentos orgânicos.

Eles só possuem vantagens: não recebem agrotóxicos, absorvem gás carbônico da atmosfera, estimulam a agricultura familiar e são ótimos para a sua saúde.

  1. Não desperdice gás de cozinha.

Para isso, é importante manter as bocas do fogão sempre limpas, picar bem os alimentos para facilitar o cozimento, não utilizar a água em excesso para cozinhar, tapando a panela para acelerar o processo de fervura.

  1. Utilize a água com responsabilidade.

Cozinhou alimentos? Não jogue a água fora, utilize-a para remover a gordura de outras louças, isso te ajuda a gastar menos com detergente, que também é um poluidor do meio-ambiente. Vale lembrar que, quando for lavar a louça, é melhor ensaboar todos os itens com a torneira fechada e só depois enxaguá-los de uma só vez.

  1. Reciclar é muito importante.

Se você seguir nossas dicas, a quantidade de lixo produzida com certeza se reduzirá. Mesmo assim, é importante separar o lixo orgânico do reciclável. Até mesmo o óleo usado em frituras pode ser reutilizado. Procure mercados na sua região, eles costumam receber esse material.

Viu como medidas simples podem ser tomadas para manter hábitos alimentares sustentáveis e contribuir com o meio-ambiente? O esforço é individual, mas o resultado é coletivo.

 

Fontes: Casa e Jardim/ Um Como