Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez ou tem dúvidas sobre alguns itens que envolvem esse processo? Então acompanhe o post de hoje que a gente explica tudo!

1 – O que é o Imposto de Renda?

É um imposto cobrado pelo governo sobre os ganhos que as pessoas têm, por exemplo, com salário, aluguel, etc. Além disso, ele é cobrado de acordo com a renda, ou seja, quem ganha mais, paga mais.

2 – Por que o governo pede a declaração do IR?

Como o imposto é descontado todos os meses do salário e dos rendimentos dos contribuintes, o governo precisa que, uma vez a cada ano, enviemos a declaração para que a Receita confira se pagamos o valor correto.

3 – O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição acontece caso a Receita identifique que o contribuinte pagou imposto a mais. Se houver valor excedente, ele é devolvido.

4 – Como é calculado o valor do imposto?

O cálculo é feito somando os rendimentos do trabalhador e descontando parte dos gastos que ele teve, daí a Receita compara esse valor utilizando uma tabela que diz qual é a porcentagem do imposto que deve ser pago.

5 – O que é a malha fina?

A malha fina acontece quando uma declaração é examinada a fundo e o contribuinte pode ser convidado pela Receita a se explicar.

Fonte: Uol Economia