Seja para economizar ou para investir, não tem como começar sem se organizar financeiramente.

Então, temos 5 passos para te ajudar com isso. Confira!

  1. Crie um objetivo

A primeira coisa a fazer é estabelecer um objetivo financeiro: você quer comprar uma casa, fazer uma reserva para eventualidades? Você vai guardar dinheiro para quê?

  1. Faça um controle

Não precisa ser nada complexo, usando planilha ou aplicativos de celular, você só precisa de papel e caneta para anotar o que ganha e o que precisa pagar (aluguel, água, luz, etc.). Também é indicado fazer um controle para os meses seguintes, prevendo os gastos, assim você saberá se está gastando mais do que ganhando.

  1. Programe-se e pague as dívidas

Se você tem dívidas, é recomendado quitar todas elas antes de comprar ou investir. Então, foque seus esforços nesse objetivo.

  1. Atente-se para os gastos supérfluos

É, não tem como. Roupas, almoços e jantares, entre outros gastos que não são básicos podem prejudicar sua organização financeira. Eles são necessários para nos divertirmos, porém é bom ficar de olho. Anote-os para ter um maior controle, pois de grão em grão…

  1. Aprenda a priorizar suas necessidades

Independente do número de objetivos que você definiu, é necessário priorizar, ou seja, escolher a qual deles vai se dedicar primeiro. Afinal, é possível alcançar todos, mas será mais difícil atingi-los de uma só vez.

E lembre-se, acima de tudo, uma organização financeira exige disciplina.

 

Fonte: Organize sem Frescuras