PIS

Com certeza você já ouviu falar sobre o PIS, certo? Sabe que existe PIS, PASEP… O que essas siglas querem dizer e como elas podem te beneficiar não é todo mundo que sabe, mas deveria, já que podem ajudar, e muito,

Primeiro vamos entender o que é Programa de Integração Social (PIS)

 

PIS é um programa criado visando a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

O PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é o programa com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público.

Ou seja…

No seu primeiro emprego você é cadastrado no PIS pelo seu empregador e recebe as informações necessárias e seu número de inscrição. O número permite a consulta e saques dos benefícios sociais que você tem direito, como FGTS e Seguro-Desemprego, por exemplo.

 

Qual o valor?

Para o cálculo do valor do PIS é, basicamente, considerado o 13º salário do trabalhador e pode equivale a, no máximo, um salário mínimo. O valor é pago conforme o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

E como receber o benefício?

Para recebê-lo é preciso estar cadastrado há pelo menos cinco anos no programa.

Quem pode receber

– Quem recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.

– Quem exerceu atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base considerado para apuração.

– Quem teve os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como funciona o pagamento

Existem 3 maneiras, são elas:

– Crédito em conta, caso o trabalhador possua conta corrente ou poupança na Caixa;

– Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;

– Em agências da Caixa, com o número do PIS e um documento de identificação em mãos.

 

Se você preenche os requisitos para receber o PIS, verifique a tabela de 2016 e veja quando você já pode sacar: http://calendariopis2016.net/

 

Fontes: Caixa / Uol / Calendário-PIS