Presentes de Natal para os filhos, amigo secreto, almoços e jantares em família. Enfim, motivos para gastar em dezembro não faltam. Mas é possível controlar os gastos nessa época tão consumista, sem deixar de participar de todas as festividades.

Para começar, reutilize os enfeites do último ano para decorar sua casa ou confeccione novas opções repaginando o que você já tinha.

Para presentear, faça você mesmo capas de tecidos para celulares, bijuterias, caixas organizadoras personalizadas, pequenos trabalhos de crochê ou tricô para decoração, entre outros. Ou ainda, você pode comprar produtos artesanais da sua região, incentivando o pequeno empreendedor.

Agora, se você manda bem na cozinha, que tal dar uma torta doce ou brigadeiros em caixinhas? Varie e presenteie vários docinhos caseiros que saem muito mais em conta do que comprar em uma loja.

Mas se você prefere ir às compras, faça listinhas de prioridades e não compre por impulso. Além disso, evite comprar produtos piratas só porque os valores são mais baixos, pois isso não compensará a qualidade.

Na ceia, combine com as pessoas que comparecerão para que cada um leve um prato específico, assim todos economizam.

Viu só? Não é tão difícil economizar nas festas de fim de ano!

Fonte: Diário do Consumidor.