Sabe aquela frase que fica na comanda do restaurante ou da padaria dizendo que você não pode perdê-la, do contrário terá que pagar uma multa? Pois é, esta e outras cobranças tão comuns são abusivas!

Segundo o Procon, os estabelecimentos são responsáveis pelo controle do consumo dos clientes. Porém, se exigirem que você pague o valor da multa, peça uma nota fiscal que especifique o motivo da cobrança, pois isso servirá como prova se você abrir uma reclamação no Procon. É possível receber até o dobro do valor, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Além dessa cobrança, os 10% de taxa de serviço cobrados sobre o valor total de consumo em restaurantes é opcional.

Tem também o couvert e a taxa de rolha, que só podem ser cobrados se você levar suas bebidas para o restaurante, mas isso, claro, avisando o estabelecimento antecipadamente.

Por último, também é uma prática abusiva cobrar por alimentos desperdiçados, copos quebrados e até por sujeira, pois os valores desses itens devem ser previstos no serviço.

Viu só? Se você é um consumidor que conhece seus direitos, o seu bolso agradece!

Fonte: Exame