Parte da educação financeira está em aprender a reconhecer hábitos que prejudicam o bolso. Pensando nisso, identificamos 7 mentiras sobre dinheiro que você pode estar contando para si mesmo e que podem te deixar mais endividado. Fique de olho!

1 – “Amanhã eu começo…”

Adiar uma mudança de hábitos não passa de autoenganação. Não importa se você deixa para amanhã ou para ano que vem, essa mentira vai te atrapalhar nas finanças. Comece hoje!

2 – “Eu não entendo de finanças”

Você não precisa ser um especialista, basta saber o básico. Por isso, mentir para si mesmo dizendo que não entende nada sobre o assunto pode criar um hábito de comodismo que é prejudicial para o seu bolso.

3 – “Eu preciso de um salário maior para não ter problemas financeiros”

Ter um salário maior não traz consciência financeira. É necessário fazer as escolhas corretas, independente da quantidade de dinheiro que você recebe no fim do mês.

4 – “Comprar na promoção pode!”

Os especialistas explicam que economizar comprando um produto na promoção não significa nada se você não precisa dele. Compre somente o que você precisa!

5 – “É uma emergência!”

Emergência é quando acontece algo inesperado. Uma situação ou outra realmente exige que uma providência imediata seja tomada, mas não dá para considerar todo evento um imprevisto.

6 – “Eu mereço uma recompensa, pois trabalho muito”

Ninguém está colocando em cheque o fato de você trabalhar duro, mas as recompensas recorrentes são realmente necessárias? Elas podem não passar de desculpas para gastar dinheiro.

7 – “Essa dívida é boa”

Desde quando uma dívida é algo bom? Sejamos sinceros: a única dívida boa é aquela que já está paga!

Fonte: InfoMoney