De origem americana, a Black Friday já virou uma mania no Brasil. Desde 2010, as lojas adotaram essa festa promocional de sexta-feira, com descontos de até 80% que fazem os olhos dos consumidores brilharem. Além disso, por ser em novembro, os preços chamam a atenção de quem quer adiantar as compras de Natal.

É fácil se perder no meio de tanta oferta boa na internet, nos shoppings e nas ruas. Por isso, trazemos algumas dicas para você aproveitar a Black Friday de forma consciente. Acompanhe:

1 – Faça uma lista.

Para que você não perca o foco e compre por impulso, é melhor fazer uma listinha dos produtos que quer adquirir. Escreva por ordem de necessidade, assim você compra o que mais precisa. Mas tem que seguir tudo à risca, ok?

2 – Acompanhe os preços com antecedência.

Quando você já tem uma lista do que deseja, antes das promoções começarem, é possível acompanhar os valores dos produtos. Dessa forma, você evita ilusões e confirma se o que quer realmente ganhou um bom desconto e não é apenas uma jogada de marketing.

3 – Compare todos os valores.

Hoje em dia, tem um monte de sites que fazem isso para você, basta colocar o nome do produto que os melhores preços vêm elencados. Isso te permite ter uma melhor noção do que está sendo cobrado por aquele produto e estudar as melhores propostas.

4 – Fique atento à confiabilidade dos sites.

No site do Procon-SP você encontra uma relação de todos os sites que a agência não recomenda para o consumidor. Antes de comprar, para não correr riscos, verifique que sites são esses.

5 – Veja se os produtos têm o selo Black Friday.

Fique atento: nem todos os itens anunciados nos sites estarão com desconto. As lojas precisam identificar os produtos com redução utilizando um selo específico.

6 – Antecipe as compras de Natal.

Por ter descontos de até 80%, pode ser um bom momento para adiantar as compras dos presentes de Natal.

Agora é hora de ir às compras! Mas lembre-se: foco e disciplina são as chaves para uma Black Friday sem surpresas desagradáveis.

 

Fonte: Exame / Meu Porto Seguro