Procurar emprego já não é muito fácil e, para quem está entrando nessa agora, é ainda pior, porque as empresas costumam pedir experiência. Mas como você vai conseguir um primeiro emprego sem ter experiência? Relaxa! Reunimos 4 dicas que vão te ajudar a resolver esse problema.

1 – Faça cursos.

Você já deve saber que se profissionalizar é super importante, né? E quanto mais cursos você fizer, melhor pro seu currículo. Existem muitas opções de cursos gratuitos por aí e, em uma entrevista, isso vai fazer muita diferença.

2 – Comece trabalhando de forma autônoma ou voluntária.

Pra que ficar esperando? Comece um projeto autônomo sozinho ou com amigos e, depois, isso pode entrar no seu currículo. Com certeza será um diferencial.

3 – Exponha suas habilidades de outra forma.

Ainda que a empresa peça alguém com experiência, o que importa mesmo é se você tem as habilidades necessárias para desenvolver as tarefas do cargo em questão. Por isso, é essencial que, tanto no currículo quanto na entrevista, você descreva bem quais são suas competências, demonstrando onde já as utilizou. Por exemplo, você pode citar um trabalho voluntário que realizou ou demonstrar de maneira concreta que você tem aquela habilidade! Dá até pra citar ou mostrar um trabalho da faculdade que você fez, desde que seja condizente com a vaga.

4 – Saiba se você é o perfil da vaga.

Além de ter as habilidades para a vaga, você precisa se encaixar no perfil da empresa. Então, é bom analisar se os valores daquela instituição condizem com o que você acredita, se o ambiente de trabalho é o que você busca, etc.

E, claro, prepare um bom currículo, com linguagem clara e direta. Boa sorte!

Fonte: Exame.com